sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Sonic Mania - Comparações e Referências

Ao jogar Sonic Mania surgem diversos elementos no jogo que nos fazem perguntar: De qual jogo do Sonic é isso? Muitas ideias foram reutilizadas dos primeiros games da série, mas qual a real diferença entre o original e o atual? A ideia dessa postagem é colocar lado a lado a ideia e a reinvenção e ver o que foi mantido e o que foi melhorado (ou piorado na opinião de alguns). Desde já agradeço ao tumblr Sonic The Hedgeblog que fez as montagens que vamos analisar e indico seguir ele para ver sempre novas comparações.

Podemos notar nessas comparações o trabalho minucioso de pixel-art que os desenvolvedores tiveram ao fazer o Sonic Mania e tudo aquilo que foi reutilizado ficou muito bem encaixado para os padrões do novo jogo!

Vamos começar com o primeiro grande impacto do jogo, a aparição do robô original da Death Egg Zone,  o chefe final de Sonic 2. Colocamos ele lado a lado com o chefe da Green Hill Zone do Sonic Mania. Em comparação com os outros robôs do jogo, este tem muito mais detalhes em sua renderização do que o seu original, uma forma mais robusta e um pé bem maior.
 

As armas gigantes da Mirage Saloon Zone são baseadas na arma do Eggrobo usados nas campanhas de publicidade de Sonic & Knuckles.


Nas primeiras aparições da Marble Zone, antes do lançamento do Sonic 1, foi cogitado o uso de OVNI's no céu. Em um breve clipe de fundo do programa norte americano Wayne's World, podemos ver que eles também fariam parte do cenário. Embora esses objetos não sejam encontrados no código do jogo, tornou-se um dos easter eggs favoritos dos jogadores de Sonic. No remake para celulares de Sonic 1 você pode colocar o objeto recriado através do debug mode, e na Studiopolis Zone tem-se uma referência a ele nesta luz de rua.



Os cartazes de procurados de Bark, Bean e Fang na Mirage Saloon Zone são todos baseados nas renderizações 3D usados para a promoção do arcade Sonic The Fighters.




Na Chemical Plant Zone Sonic pode ficar preso em plataformas de gosma roxa. Sua animação baseia-se na animação do salto de parede do Mighty The Armadillo do jogo Chaotix. Uma animação semelhante também é encontrada no Sonic Crackers, o jogo protótipo do Chaotix.


A abertura do Sonic 3 comparada com a abertura de Sonic Mania sobre o Tornado. O Tornado obteve uma boa atualização visual com animações adicionais, e as nuvens receberam um pouco mais de profundidade.
  
 
Green Hill Zone em Sonic 1 e Sonic Mania O fundo foi substancialmente melhorado, enquanto as flores, palmeiras e grama receberam um pouco de cor extra.

Uma animação única, que você pode não ter visto ainda no Sonic Mania é a tela de continuação. No jogo normal, você não vai precisar pois o salvamento é automático. Você precisa estar jogando no modo "No Save" e obter o continue com o bônus de Mach Boost no Stage Special. Jogando com Sonic & Tails, esta animação tem algumas referências - Sonic tem uma referência ao sprite da sequência de inicialização do Sega CD, enquanto Tails faz sua animação da tela de continuação do Sonic 3.

 

O Roller Badnik de Sonic 1 fez seu retorno na Mirage Sallon Zone com uma nova pintura. Aqui temos uma comparação entre os dois sprites.

A fase Oil Ocean de Sonic Mania adiciona submarinos que você pode entrar durante o segundo ato. O desenho deles leva alguns traços de um navio flutuante da Marina Madness Act 5 de Chaotix.


O Heavy Rider monta um Motobug chamado Jimmy. Esta é uma referência a Polygon Jim, um membro da comunidade de hackers de Sonic que morreu em um acidente de carro em 2013. O hack mais proeminente de Jim foi Motobug Badnik em Sonic the Hedgehog. O Motobug original estende suas roda para pular, o que o Motobug do Heavy Rider também faz.




Comparação entre o Crabmeat original do Sonic 1 e o novo de Sonic Mania. Mais cores foram adicionadas ao longo de suas seções metálicas, e muito mais animação para seus quadros de caminhada.



Na Hydrocity Zone original de Sonic 3, no plano de fundo continham algumas estátuas do Sonic escondidas. Com o retorno da zona em Sonic Mania, e com a mudança da volta do personagem para um sprite mais parecido com Sonic 2, a estátua também que ser mudada para um estilo mais clássico.



Comparação da Chemical Plant Zone, a plataforma passa entre Sonic 2 e Sonic Mania. 




Metal Sonic retorna em Sonic Mania com um novo sprite. Ele repete a provocação do Sonic CD. Aqui está a comparação entre os dois.


Angel Island faz uma aparição muito breve no início da Sonic Mania. Aqui está uma comparação com o mesmo local no início de Sonic 3.

 

A animação do Sonic ao terminar um Ato em Sonic Mania faz referência a uma das primeiras "animações perdidas" da série. As primeiras imagens de revistas do Sonic 1 mostravam que Sonic saltaria no ar no final da rodada, mas isso não estava presente no jogo final. Os quadros dessa animação foram encontrados mais tarde nos dados do jogo Sonic 1, e em Sonic Mania foi feito o uso da animação.



Os Eggrobos fazem uma breve aparição na introdução do Sonic Mania, antes de serem transformados em Hard Boiled Heavies. Aqui temos uma comparação entre seu novo sprite e  o utilizado na Sky Sanctuary Zone de Sonic & Knuckles.

 
 
O badnick Dragonfly de Sonic & Knuckles retorna à Press Garden Zone de Sonic Mania, mas recebe um bom melhoramento no processo. O corpo é maior com um novo acabamento rosa, a cauda; agora é muito e ameaçadora, e as asas agora usam transparência.


 


Splats era um badnik não usado do Sonic The Hedgehog original, mas em Sonic Mania vemos algumas aparições do robô. Você pode ativar o Splats Badnik original através do debug mode de Sonic Mania na Green Hill Zone usando o sprite original (embora com uma paleta alterada) e o mesmo pode ser encontrado com uma nova camada de tinta no compactador de lixo da Flying Battery. Mas também faz sua estreia real como um coelho de carimbo de tinta na Press Garden Zone. Embora mantenha seu modo de agir original intacto, sua nova animação dá mais vida a esse robô.

 
 
 
O Silver Sonic de Sonic 2 do Master System faz um grande retorno no Sonic Mania. Aqui está uma comparação entre o ataque do braço entre as duas versões.


Quando o Metal Sonic se conecta a uma máquina em Sonic Mania, é uma referência ao penúltimo chefe de Knuckles Chaotix, onde ele usa um mecanismo muito similar. 


 


Se você jogar como Tails no Sonic Mania, Sonic vai pilotar o Tornado para você. Ao fazê-lo, ele usará óculos - estes são, na verdade, baseados nos óculos não utilizados do Sonic The Hedgehog original. 


Quando Sonic sai de uma TV em Studiopolis Zone em Sonic Mania, ele faz esta animação curta e única. O sprite baseia-se em outra animação breve do Sonic CD, que só é reproduzida quando o jogador está rolando o loop "3D" no início da Palmtree Panic. 

 

Sonic está ficando preso em bolhas desde os 8-Bits... Em Sonic 2 no Master System e no Triple Trouble do Game Gear. Sonic Mania traz a terceira aparição da bolha na Hydrocity Zone.

 

O badnick "Carry" faz seu retorno em Sonic Mania, vindo direto de Knuckles Chaotix no 32x. Em Chaotix ele apareceria na Techno Tower. Apesar de ter uma bola gigante, nunca a deixava cair. Em Sonic Mania, finalmente ele encontrou um uso - deixando-a cair é detonado uma bomba congelante no Sonic.
Comparação da animação da caminhada entre Sonic 1, Sonic 2, Sonic 3 e Sonic Mania. Essa foi a primeira vez que reparei o quanto os sprites do personagem evoluíram do primeiro para o segundo jogo!
 
O penúltimo (ou último dependendo do número de esmeraldas que coletar) chefe de Sonic Mania vai atirar mísseis para você. Os ícones utilizados em segundo plano são os mesmos utilizado no arcade  SegaSonic The Hedgehog, onde os ícones foram usados para mostrar onde você está no mapa.


O chefe da Metallic Madness do Sonic Mania tem algumas semelhanças de design com o chefe da Botanic Base de Chaotix, embora sua funcionalidade seja muito diferente.

 
Comparação da animação do Sonic girando no Sonic 3 e no Sonic Mania.

 
 
O Sonic utilizado nas Blue Spheres agora tem muito mais sombreamento e os sapatos estão coloridos corretamente!

 
 
Por hoje é o que temos de comparação, com certeza existem inúmeros outros detalhes que não estão citados aqui, mas já deu pra sentir o peso do trabalho que os caras tiveram para fazer (ou refazer) muitos detalhes do jogo! Pra quem ainda não viu, abaixo temos a textura utilizada da Ilha Sonic da abertura do jogo vista por cima!



Um grande abraço e até a próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário